Como todo ano, o blog aciona sua bola de cristal e arrisca previsões para as principais categorias do Oscar. Tudo muito subjetivo e sujeito a discordâncias e espinafrações. E, como a bola é paraguaia, deve estar tudo errado. Antes dos palpites, uma rápida explicação sobre a votação da Academia. São cerca de 5.800 votantes, profissionais de Hollywood, divididos em 16 áreas de atuação. Nesta fase final, com os indicados já definidos, todos os eleitores escolheram seus favoritos em 19 das 24 categorias _os prêmios de filme estrangeiro, documentários e curtas têm regras diferentes. A votação foi encerrada na última terça, e a PriceWaterhouseCoopers faz nestes dias a contagem das cédulas. A cerimônia, como sabemos, acontece neste domingo, às 22h. Para assistir, a única opção é o canal pago TNT, já que a Globo preferiu exibir o baticundum anual da Sapucaí.

 

                                                                            Fotos Divulgação

"Quem Quer Ser um Milionário?" deve levar 7 estatuetas

 

MELHOR FILME
Quem vencerá: "Quem Quer Ser um Milionário?"
Como já escrevi num post na semana passada, a estatueta de melhor filme já tem dono. O longa de Danny Boyle acumula o maior número de prêmios da temporada pré-Oscar e faturou os troféus dos sindicatos mais importantes de Hollywood: atores, diretores, produtores e roteiristas. Nunca um filme com tal desempenho deixou de ser escolhido melhor filme no Oscar. Uma vitória de qualquer outro longa seria uma surpresa bem maior que a vitória de "Crash" sobre "Brokeback Mountain" em 2006.
Quem deveria vencer: desses concorrentes, "Milk" é o melhor filme. E mesmo "O Curioso Caso de Benjamin Button" é mais interessante que "Milionário". Mas é preciso ressaltar que o Oscar do ano passado tinha concorrentes bem mais fortes, como "Onde os Fracos Não Têm Vez" (o vencedor) e "Sangue Negro".

MELHOR DIREÇÃO
Quem vencerá: Danny Boyle ("Quem Quer Ser um Milionário?")
O cineasta britânico já venceu o prêmio do sindicato dos diretores (DGA). Desde 1948, é praticamente certo que quem fatura o DGA também leva o Oscar de direção _apenas seis vezes isso não ocorreu. O amplo favoritismo do longa na categoria melhor filme só amplia as chances de Boyle.
Quem deveria vencer: o trabalho de Gus van Sant, por "Milk", merecia a estatueta.

MELHOR ATOR
Quem vencerá: Mickey Rourke ("O Lutador")
É o tal "comeback" que Hollywood tanto adora. Um ator que estava longe do estrelato, afundou a carreira (e o rosto) em lutas de boxe e voltou ao cinema com um personagem comovente, que é praticamente um decalque de si mesmo. Os discursos emocionados de Rourke ao receber o Globo de Ouro e o Bafta também devem ter ajudado a arrebanhar mais alguns votos da Academia. Pesa contra ele o fato de Sean Penn ter levado o prêmio principal do sindicato dos atores (SAG).
Quem deveria ganhar: Enquanto Mickey Rourke interpreta a si mesmo, Sean Penn faz um personagem de verdade em "Milk". E está muito bem.

 


Kate Winslet, a ouvinte, deve superar Meryl Streep

 

MELHOR ATRIZ
Quem vencerá: Kate Winslet ("O Leitor")
A atriz está em sua sexta indicação e nunca levou o prêmio para casa. Está muito bem em seus dois filmes da temporada ("Foi Apenas um Sonho" e "O Leitor"). Já ganhou o Bafta, dois Globo de Ouro e o SAG (neste último na categoria de atriz coadjuvante). E a moça ainda está na capa da última edição da "Time", uma ótima vitrine para influenciar os acadêmicos que deixaram para votar na última semana. Tudo isso deve ser o bastante para bater Meryl Streep.
Quem deveria vencer: A própria Kate Winslet. Se ela estivesse fora da disputa, o prêmio caberia nas mãos de Anne Hathaway ("O Casamento de Rachel").

MELHOR ATOR COADJUVANTE
Quem vencerá: Heath Ledger ("Batman - O Cavaleiro das Trevas")
É a grande barbada deste Oscar. Além de Ledger ter criado um ótimo Coringa, há ainda toda a carga emocional do prêmio póstumo.
Quem deveria vencer: o próprio, apesar de os outros quatro concorrentes (Josh Brolin, Philip Seymour Hoffman, Robert Downey Jr. e Michael Shannon) também estarem bem em seus papéis.

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Quem vencerá: Penélope Cruz ("Vicky Cristina Barcelona")
O fato de Kate Winslet concorrer como atriz principal por "O Leitor", e não como coadjuvante, dá uma embaçada na bola de cristal do blog. Mas, entre muita fumaça, dá para ver o nome de Penélope Cruz em destaque, por causa da vitória no Bafta e em alguns prêmios de críticos americanos. É, sem dúvida, uma disputa embolada, em que Viola Davis também tem boas chances.
Quem deveria vencer: como a dançarina de "O Lutador", Marisa Tomei está mais cativante que Mickey Rourke.

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Quem vencerá: Dustin Lance Black ("Milk - A Voz da Igualdade")
"Milk" já levou esse mesmo prêmio do sindicato dos roteiristas (WGA), mas é bom não descartar Mike Leigh, por "Simplesmente Feliz".
Quem deveria vencer: Seria ótimo ver Andrew Stanton com a estatueta pelo ótimo "Wall-E".

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
Quem vencerá: Simon Beaufoy ("Quem Quer Ser um Milionário?")
Também ganhou no sindicato dos roteiristas, e o favoritismo de "Milionário" na categoria melhor filme deve ter ajudado a angariar muitos votos.
Quem deveria vencer: Difícil. Eric Roth ("Benjamin Button") e David Hare ("O Leitor") talvez fossem alternativas mais interessantes.

 


"Valsa com Bashir", grande favorito a filme estrangeiro

 

MELHOR FILME ESTRANGEIRO
Quem vencerá: "Valsa com Bashir"
Esta categoria reúne dois filmes muito melhores que todos os cinco concorrentes da categoria principal. "Bashir" é um deles, essa surpreendente mistura de documentário e animação. E Ari Folman já ganhou o DGA, o WGA e o Globo de Ouro nessa categoria.
Quem deveria vencer: O prêmio fica muito bem nas mãos de Folman. E ficaria igualmente bem nas mãos de Laurent Cantet, por "Entre os Muros da Escola". Mas Cantet já faturou Cannes no ano passado. E quem tem a Palma de Ouro não precisa do Oscar.

MELHOR ANIMAÇÃO
Quem vencerá: "Wall-E"
As seis indicações no Oscar deste ano demonstram o apreço que a Academia tem pelo filme de Andrew Stanton, cheio de referências à história do cinema. Mas "Kung Fu Panda" ganhou o Annie, o prêmio dos animadores, que costuma ser um bom termômetro.
Quem deveria vencer: "Wall-E"

OUTRAS CATEGORIAS
"Quem Quer Ser um Milionário?" também deve ganhar em fotografia, montagem, trilha original e canção, saindo como o grande vencedor da noite, com sete estatuetas. "O Curioso Caso de Benjamin Button", que teve 13 indicações, deve ficar com três troféus (direção de arte, maquiagem e efeitos visuais), mesmo número de "Batman", favorito aos dois prêmios de som (edição e mixagem), além da estatueta garantida para Heath Ledger. Figurino deve ficar com "A Duquesa", e o melhor documentário é quase certo para "Man on Wire". A bola de cristal paraguaia pifou na hora das previsões dos prêmios de curta-metragem. Essas três categorias são um enorme mistério.